A sensação de aconchego e o visual clean levaram a décor escandinava ao título de queridinha nos últimos anos. O estilo ganhou vários adeptos e faz sucesso nas redes sociais, sendo referência para profissionais e entusiastas da decoração
A proposta é explorar o simples e sofisticado, o encontro da leveza com o conforto, muitas vezes em uma paleta neutra com diferentes texturas e muito preenchida de luz natural. Tudo isso representa o bem-estar e intimismo característicos da Escandinávia, região da Europa Setentrional que abrange Noruega, Dinamarca e Suécia.
Conhecidos por seus altos índices de qualidade de vida, esses países têm uma cultura de simplicidade. Além disso, devido às temperaturas extremamente baixas, é padrão o cuidado em transformar o interior das casas em um ambiente convidativo e agradável para aproveitar o dia a dia e também receber visitas.
Apesar de ser uma tendência recente, a influência do estilo escandinavo começou a se destacar desde o século 19, nas obras do artista sueco Carl Larsson. Ele era casado com Karin Bergoo, designer e decoradora de interiores, e costumava retratar sua casa em pinturas.
O estilo “skandi”, como também é chamado, vai além da decoração, prezando pelo bem-estar e com grandes conexões com o minimalismo. Confira algumas dicas para colocá-lo em prática:
Claridade
Foque na iluminação natural e em elementos de tonalidades neutras e claras, como bege, cinza e branco. Caso busque um toque de cor, escolha tons pastel que transmitam tranquilidade.
As janelas são extremamente importantes e muitas vezes ganham o protagonismo do ambiente.
Referências à natureza
Uma composição bastante presente é uma parede dedicada a obras de arte. Lembre-se de manter a harmonia com a paleta de cores escolhida. Quadros com paisagens naturais são a melhor escolha, além de plantas para proporcionar a sensação de bem-estar.
Madeira e outras texturas
A madeira é um elemento conhecido para proporcionar conforto a qualquer estilo decorativo. As texturas suaves de tecidos ajudam a compor a sensação de aconchego.
Sobriedade
Elimine os exageros de todas as formas. Foque nos móveis essenciais e em decorações com maior valor sentimental. A escolha dos tecidos, cores e adornos nos tapetes, cortinas e almofadas também deve considerar a sobriedade.
Gostou do conteúdo? Continue explorando o blog e inspire-se ainda mais!