Garantia de bem-estar e aconchego, o tropical é despojado. Isso não significa, porém, que trata-se de uma décor infantilizada nem extravagante. É possível compor ambientes tropicais sofisticados e elegantes, como veremos a seguir.
A decoração tropical une dois movimentos crescentes e cheios de significado: a valorização das próprias raízes e a conexão com a natureza. Além disso, é provavelmente o estilo que melhor retrata o Brasil, graças às cores, à vivacidade, ao frescor e à natureza em si.
Alguns elementos são importantes para uma decoração tropical: plantas e folhagens, cores fortes, pássaros, frutas e referências à natureza exuberante em geral. Para equilibrar tudo isso, você pode:
1. Focar em uma paleta limitada de três a cinco cores, combinando com tons neutros (uma dica é se basear em uma imagem de uma floresta tropical para escolher as cores);
2. Variar entre tons claros e escuros da mesma cor (vários tons de verde, por exemplo);
3. Definir uma cor predominante para o ambiente (pode ser clara, transmitindo leveza e frescor, ou escura, transmitindo intimismo e personalidade);
4. Optar por um design modernista, muito atrelado ao tropical e ideal para tirar o peso dos elementos simbólicos (em vez de apenas estampas e cores, o estilo dos móveis tem papel importante na decoração);
5. Escolher um item principal para a decoração, por exemplo, em vez de um papel de parede estampado, optar por um quadro ou objeto decorativo grande (de abacaxi, caju, palmeira, arara ou outro símbolo clássico do estilo);
6. Apostar em tecidos naturais para contrapor a abundância de cores (tapetes, cortinas e almofadas, por exemplo).
As plantas também são elementos importantes na decoração tropical, não apenas como estampa ou tema artístico, mas também em vasos dentro do ambiente. Folhas exuberantes, pequenas palmeiras e flores vibrantes são escolhas excelentes. Além da beleza, elas ajudam a renovar o ar do ambiente e trazem bem-estar.
Por fim, a madeira é peça-chave neste estilo, já que os trópicos possuem árvores imponentes e clássicas. Elas representam a ligação com a natureza, além de conferir aconchego e bom gosto. A escolha pelo MDF é a mais óbvia, devido à sustentabilidade, praticidade e versatilidade dos padrões, que retratam com fidelidade os mais diversos tipos de madeira, como o Louro Freijó, grande tendência, o Carvalho Natural, um clássico, ou a sofisticada Imbuia, por exemplo.
Explore a grande diversidade de padrões madeirados na linha Naturally da Sudati. Uma ótima maneira de começar a pensar no seu ambiente tropical.
Gostou do conteúdo? Explore o blog e conheça mais sobre outros estilos de decoração.