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Ergonomia cognitiva aplicada à arquitetura

Todos sabemos que a segurança e o conforto físico são fundamentais nos escritórios, mas como fazer da arquitetura de interiores uma aliada?

A palavra ergonomia tem sua origem vinda do grego e trata-se da ciência que estuda o homem e seu ambiente de trabalho. Dentro da arquitetura, ela é a responsável por ajustar o trabalhador às suas condições laborais, relacionando todos os elementos de um projeto: iluminação, cores, design do mobiliário e conforto termoacústico.

Junto da ergonomia física e organizacional, a ergonomia cognitiva é responsável por soluções que não façam do trabalho um sacrifício, prevenindo riscos como:

  • Transtornos psicológicos;
  • Perda de foco;
  • Aprendizado dificultado;
  • Carga mental elevada.

 

Além de ações de incentivo e realização de pausas frequentes, a composição do ambiente pode colaborar com esse bem-estar.

Inserindo o olhar cognitivo aos projetos corporativos de interiores

Os cuidados vão desde o mobiliário ergonomicamente adequado até o layout, revestimentos e cores escolhidas para o projeto.

Espaços amplos, equilíbrio de tons e acústica bem tratada elevam a capacidade de memorizar, se concentrar, perceber, raciocinar e de resposta motora. O que faz do projeto corporativo de interiores um investimento estratégico.

–       Funcionalidade

Antes de pensar na iluminação, na altura perfeita do mobiliário ou paleta de cores, é preciso entender o fluxo das pessoas, pensando no bem-estar coletivo. O principal objetivo é otimizar os espaços de circulação e deslocamento, identificando as necessidades e viabilizando as atividades executadas.

–       Organização

A poluição visual acentua o estresse e a desmotivação. Assim é fundamental que os móveis atuem a favor da organização e equilíbrio estético. Designs multifuncionais e minimalistas são grandes aliados.

–       Personalidade

Uma das premissas é deixar o ambiente mais acolhedor. Portanto, a atmosfera deve incluir a individualidade de cada membro do escritório, mas sem sobressair a impessoalidade de um ambiente de trabalho.

–       Teoria das Cores

Sabemos que cores, tons e texturas têm efeitos poderosíssimos, dessa forma, criar ambientes dedicados a diferentes estados de espírito pode colaborar com a inspiração e favorecer tomadas de decisões.

–       Ruídos

O barulho, por muitas vezes, é inevitável no local de trabalho. Mas é possível amenizar os ruídos com a escolha adequada de revestimento e carpetes.

Outra alternativa é acrescentar música ambiente à rotina.

Agora que você já conhece a importância da ergonomia cognitiva em um projeto de interiores, ficou mais fácil criar espaços seguros e confortáveis. Continue com a visita em nosso blog e mantenha-se atualizado para o próximo projeto decorativo.

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