Todos sabemos que a segurança e o conforto físico são fundamentais nos escritórios, mas como fazer da arquitetura de interiores uma aliada?
A palavra ergonomia tem sua origem vinda do grego e trata-se da ciência que estuda o homem e seu ambiente de trabalho. Dentro da arquitetura, ela é a responsável por ajustar o trabalhador às suas condições laborais, relacionando todos os elementos de um projeto: iluminação, cores, design do mobiliário e conforto termoacústico.
Junto da ergonomia física e organizacional, a ergonomia cognitiva é responsável por soluções que não façam do trabalho um sacrifício, prevenindo riscos como:
- Transtornos psicológicos;
- Perda de foco;
- Aprendizado dificultado;
- Carga mental elevada.
Além de ações de incentivo e realização de pausas frequentes, a composição do ambiente pode colaborar com esse bem-estar.
Inserindo o olhar cognitivo aos projetos corporativos de interiores
Os cuidados vão desde o mobiliário ergonomicamente adequado até o layout, revestimentos e cores escolhidas para o projeto.
Espaços amplos, equilíbrio de tons e acústica bem tratada elevam a capacidade de memorizar, se concentrar, perceber, raciocinar e de resposta motora. O que faz do projeto corporativo de interiores um investimento estratégico.
– Funcionalidade
Antes de pensar na iluminação, na altura perfeita do mobiliário ou paleta de cores, é preciso entender o fluxo das pessoas, pensando no bem-estar coletivo. O principal objetivo é otimizar os espaços de circulação e deslocamento, identificando as necessidades e viabilizando as atividades executadas.
– Organização
A poluição visual acentua o estresse e a desmotivação. Assim é fundamental que os móveis atuem a favor da organização e equilíbrio estético. Designs multifuncionais e minimalistas são grandes aliados.
– Personalidade
Uma das premissas é deixar o ambiente mais acolhedor. Portanto, a atmosfera deve incluir a individualidade de cada membro do escritório, mas sem sobressair a impessoalidade de um ambiente de trabalho.
– Teoria das Cores
Sabemos que cores, tons e texturas têm efeitos poderosíssimos, dessa forma, criar ambientes dedicados a diferentes estados de espírito pode colaborar com a inspiração e favorecer tomadas de decisões.
– Ruídos
O barulho, por muitas vezes, é inevitável no local de trabalho. Mas é possível amenizar os ruídos com a escolha adequada de revestimento e carpetes.
Outra alternativa é acrescentar música ambiente à rotina.
Agora que você já conhece a importância da ergonomia cognitiva em um projeto de interiores, ficou mais fácil criar espaços seguros e confortáveis. Continue com a visita em nosso blog e mantenha-se atualizado para o próximo projeto decorativo.